quarta-feira, 12 de abril de 2017

Aprendendo com Charlie e Lola - Educação Infantil






Um plano de aula através de um desenho. Um conteúdo tendo como inspiração um desenho que além de ser uma graça, é muito educativo.

Charlie é um garoto de 7 anos e que tem a companhia constante de sua irmãzinha Lola, uma menina de 5 anos, muito esperta, criativa, curiosa e que está sempre precisando do auxílio do irmãozinho para a orientar nos desafios do dia a dia da vida.
Então...nada melhor do que usar da união destes dois irmãozinhos para ajudar na aprendizagem dos pequenos. Charlie e Lola também são crianças e vivem situações com as quais nossos alunos se identificam.
Então... vamos lá? Aprender com Charlie e Lola?

Charlie e Lola em: Eu sou um jacaré

No vídeo deste episódio, mostra que Lola quer ser um jacaré. Ela diz claramente: “ Eu sou um jacaré, Charlie!
Charlie não entende o porquê da Lola de querer tanto ser um jacaré, pois ela não quer nem mesmo tirar a fantasia do animalzinho para dormir e ir aos lugares.
Charlie quer convencer Lola a desistir desta ideia, mostrando a vida que tem um jacaré e os gostos de Lola que é uma menina. Veja o vídeo com as crianças e se surpreenda com o final.



Disciplina: Linguagem
Conteúdo: Identidade
Objetivos: 

1) Definir, reafirmar, reforçar o que a criança é;
2) Identificar características físicas, emocionais, preferências e opiniões
3) Diferenciar humano, gente de animal; o real da fantasia

Aplicação:

_Assistir o desenho com as crianças;
_VÍDEO - Eu sou um jacaré-postar o vídeo
_Deixá-los à vontade para expressarem sobre o tema no momento da roda de conversa.
_Fazer intervenções como:
  1)  Quem é Lola?
  2)  Como ela é?  (características físicas e suas qualidades)
  3)  O que ela gosta de fazer? (no vídeo, mostra o irmãozinho dizendo que ela adora se fantasiar). Você pode aproveitar este momento para deixar as crianças se fantasiarem de animais (com máscaras, por exemplo). Desta forma já estará trabalhando de forma lúdica a identidade da criança porque quando tiverem terminado a brincadeira, sentarão novamente na roda para comentarem sobre a imitação, o faz de conta.









4) Vocês gostaram de ser um leão, uma borboleta, um cachorrinho, um gato ...?
      5) Quem imitou a borboleta? Ah, você Bia? Você gostou? Por que? (dar essa oportunidade para a criança dizer o motivo.) É mesmo! Que legal!
      6)   Alguém aqui é um animal de verdade?
      7)  O que faz o cachorro? O leão? O jacaré? ( o vídeo apresenta logo no início informações sobre o jacaré).
      8)   Será que nossa comidinha é igual a do jacaré e de outros animais?
      9)   A Lola é um jacaré? Por que não? Quando ela pode ser um jacaré? 
     10) Terminar esse momento com os alunos olhando em um espelho, dizendo o nome e como ela é.


Sugestões de atividades para registro do conteúdo:

_Atividade onde a criança irá completar o corpinho do jacaré, da Lola (poderá ser recortado para que os alunos montem) e o dela (imprimir o rostinho da criança para que ela complete com o tronco, braços, pernas, roupa...).

Aqui coloquei duas opções de montagem para o jacaré.












_Colar imagens de revistas que mostrem as preferências das crianças. Fale antes do que a Lola gosta mostrando os desenhos, assim reforçará mais o que são gostos e preferências e que nem sempre são iguais entre as pessoas. Incentive aqui o respeito pelos gostos e preferências de cada um.
                Lola gosta de...   




    
Eu gosto de...
  
Colar aqui imagens
de revistas previamente recortadas
para que as crianças escolham e colem .


Autora: Profª Adriana Costa      Blog: Plano e Aula




Bem colegas, fiquemos por aqui com este plano. Que eu possa ter contribuído vindo a somar com as ideias e criatividades que  já possuem. Até a próxima postagem.