Hoje dei início ao estudo deste tipo de texto com meus alunos. Tipo de texto este, que relata características
de lugares, pessoas, personagens, objetos ou alguma situação observada.
Como fundamentação usei alguns versículos de um trecho
bíblico que se encontra em Números 13
OS ESPIÕES
O Senhor Deus disse a Moisés:
Mande alguns homens
para espionar a terra de Canaã, a terra que eu vou dar aos israelitas. Em
cada tribo escolha um homem que seja líder.
Quando Moisés os
mandou espionar a terra de Canaã, disse a esses homens o seguinte:
— Vão pela região
sul e subam pelas montanhas. Vejam bem que terra é essa. Vejam também se
o povo que mora nela é forte ou fraco, se são poucos ou muitos. Vejam se
a terra onde esse povo mora é boa ou ruim, se as suas cidades têm muralhas ou
não. Examinem também a qualidade da terra, se é boa para plantar ou não.
Vejam se há matas. Tenham coragem e tragam algumas frutas da terra (Estava na
época da primeira colheita de uvas).
Depois chegaram ao vale de Escol e ali cortaram
um galho de uma parreira com um cacho de
uvas, que dois homens carregaram pendurado numa vara. Eles pegaram também romãs
e figos
Eles disseram a
Moisés:
— Nós fomos até a
terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por
estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito
grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos
gigantes. Os amalequitas moram na região sul da terra. Os heteus, os
jebuseus e os amorreus moram nas montanhas. Os cananeus vivem perto do mar
Mediterrâneo e na beira do rio Jordão.
Aplicação:
_Depois de feita a leitura, pedi que grifassem quais características
Moisés havia pedido que os espiões observassem; aqui fiz uma observação aos adjetivos e também a alguns antônimos, aproveitando o ensejo.
_Em um segundo momento, pedi aos
alunos que atentassem à descrição feita pelos espiões no último parágrafo e
identificassem as características do
local, da terra e dos povos que ali moravam (povos estes, que eram inimigos
dos israelitas).
_Em seguida, eles desenharam Canaã
(do jeitinho deles, porque aqui o objetivo é a compreensão do tipo de
texto), ilustrando toda a descrição do local que foi feita. Sugeri
o título: Descrevendo Canaã.
Colegas, aqui está um texto que pode
ser explorado de várias maneiras, de acordo com a sua criatividade e
planejamento da aula.
Como foi só o ponto inicial do
assunto, eu ainda aproveitarei bastante deste trecho que faz parte de uma bela narração. Até porque a parte descritiva, muitas vezes vem intercalada por sequências
narrativas, como constatamos aqui.
Espero que tenham gostado e curtam
nossa página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário